6 de fev. de 2011

Ataliba Lago é a referência de cultura para Divinópolis e região

 A Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago é um espaço reservado a todos - indiferente de cor, credo ou raça - para prática do conhecimento, entretenimento e arte. Ela recebe cerca de setecentos usuários por dia, de acordo com as estatísticas fornecidas pelo setor competente.

Crianças de todas as idades e adultos têm participado de várias iniciativas de gestores e de setores existentes na biblioteca. A Ataliba Lago ainda reserva aos seus milhares de visitantes o guarda-volumes na recepção, o balcão de empréstimo de livros, a sala para pesquisa de adultos que disponibiliza milhares de títulos, as mostras de fotografias e de artes plástica, além de banheiros adaptados para cadeirantes - tudo isso, no primeiro piso. Acessibilidade é a palavra de ordem quando o assunto é melhor servir aos usuários que procuram os inúmeros serviços prestados pela Biblioteca Pública Municipal. Uma rampa dá acesso ao segundo piso para melhor adequação aos portadores de deficiência física que freqüentam o local.
No segundo piso encontra-se a Sala de Multimeios Adélia Prado - onde ocorrem manifestações culturais, com vasta programação para toda comunidade. Ainda no segundo piso, a hemeroteca - seção de periódicos com trinta novos títulos - entre revistas e jornais de grande circulação -, o Centro de Memórias - onde são encontrados os livros mais antigos que podem ser consultados; ainda disponibilizando fitas em vídeo para empréstimo; a Seção Infanto-juvenil como fonte de pesquisa, com livros de literatura que podem ser levados para casa. Encontram-se no segundo piso também a sala da direção e banheiros. Em parcerias com a Fundação de Educação de Divinópolis - FUNED e a Máster Cabo -, a Ataliba Lago promove a inclusão digital, disponibilizando vários terminais de computador para serem acessados gratuitamente.

Visitas orientadas à Biblioteca Pública é a sensação para garotada

A Escola Municipal Dr. Sebastião Gomes Guimarães realizou recentemente, visita orientada a Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago com a participação de quarenta alunos, com idades de sete e oito anos.
Para a professora Elaine, responsável pelo grupo de alunos, “todos os anos nós organizamos esta excursão com a nossa escola e a gente acha muito importante, principalmente pela realização do Projeto Minha Cidade Lê - uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que estamos desenvolvendo neste momento. Uma das metas da nossa escola é que toda a criança aprenda, realmente a visitar a Biblioteca e, a desenvolver o hábito pela leitura. Todo aluno da escola fará esta visita”, afirma a educadora.
A escola desenvolve atividades de leitura durante todo ano eletivo para motivar as crianças e também possui uma pequena biblioteca que disponibiliza empréstimo de livros para os seus alunos. Toda quarta-feira os alunos da Escola Municipal Dr. Sebastião Gomes Guimarães também podem contar com horário reservado para prática da leitura que geralmente é realizado na parte da tarde.
A garotada se diverte ao visitar a Biblioteca Municipal
A aluna Júlia Silva Nogueira (07) adorou visitar a Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago e, segundo ela, o que mais gostou foi do local destinado à leitura para crianças - Seção Infanto-juvenil. “Gostei muito da estória da hora do conto”, comenta timidamente, a aluna.
Já a funcionária pública, Gisele Aparecida Barbosa, da equipe de Apoio e Pesquisa, que responde também pelas ações culturais desenvolvidas pela biblioteca - junto com Sérgio Resende -, explica melhor o que vem a ser uma visita orientada. “Essas visitas acontecem geralmente toda as terças e quintas-feiras com o propósito de apresentar aos alunos visitantes os espaços disponibilizados pela biblioteca e de participarem também da Hora do Conto. Em média são trezentos alunos que visitam mensalmente a biblioteca”, conclui a entusiasmada, Gisele.

Atividades desencadeadas pela equipe de ações culturais

A Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago realiza as visitas orientadas por escolas da rede pública e também da rede particular. A biblioteca ainda realiza a Noite da Poesia, que comemora 22 anos; a Noite do Conto que completa 10 anos; oficina mensal de iniciação ao xadrez para crianças acima de oito anos com Sérgio Resende; encontro mensal da Confraria Cultural Brasil - Portugal, Movimento Coletivo Pulso - exibição de filmes sob coordenação de Karla Patrícia; palestras mensais promovidas pela Nova Acrópole e por quem requisitar o espaço para essa finalidade.
A equipe de ações culturais ainda desenvolve projetos como: Mostras de fotografias, de artistas e lançamentos de livros - atividades constantes que auxiliam para um maior fluxo de usuários da biblioteca.
O Movimento Literário Barkaça já realizou por várias vezes intervenções na biblioteca que é referência de cultura para Divinópolis e região.
As pessoas interessadas em participar da agenda cultural, das atividades recreativas e também aquelas que desejam ocupar a sala de multimeios Adélia Prado, devem procurar o setor responsável, na Avenida Sete de Setembro, 1160 - Centro ou conseguir mais informações pelos telefones: (37) 3222-7183 ou (37) 3222-7297.

Revitalização do acervo e aquisição de novos títulos

O secretário municipal de Cultura, Bernardo Rodrigues Espíndola, manifestou sobre o projeto de revitalização da Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago e sobre a aquisição de novos lotes de livros. Também, na oportunidade, esclareceu sobre o papel desempenhado pela equipe responsável pela Sociedade Amigos da Biblioteca - SAB.

Palavra de ordem -mais recurso para a pasta

[...] É importante frisar que além de todo o investimento que a Prefeitura faz anualmente na Biblioteca, como aquisições de novos equipamentos e de novo acervo – com abertura de licitação para atualização das enciclopédias. Paralelamente a essas ações, estamos desenvolvendo o projeto Revitalização da Biblioteca - financiado com recurso do Fundo Estadual de Cultura. Por esse projeto, realizamos a pintura interna e aquisição de novos livros - quase mil títulos que chegam para o usuário da biblioteca em Divinópolis. Também foi realizada a digitalização de todo o processamento técnico, facilitando a pesquisa e a consulta ao acervo ao efetuar empréstimos. (Secretário de Cultura - Bernardo Rodrigues).
[...] Em segundo momento, através de site, a biblioteca pretende oferecer condições para que o usuário faça a renovação e reserva - tudo online, via Internet -, para facilitar e dinamizar todo o processo de empréstimos e de devoluções de livros.
O projeto Revitalização da Biblioteca, além de revitalizar todo acervo existente - com a recuperação dos livros -, irá proporcionar a consulta ao refazer costuras e restaurar suas capas. Novos livros serão adquiridos para esse momento que vive a Biblioteca Municipal. Um momento marcante para a biblioteca, com investimentos significativos A Biblioteca Ataliba Lago agora vive novo tempo com a sua digitalização já concluída. Mantemos a atualização do acervo, independentemente do projeto do Fundo Estadual de Cultura.
(Secretário de Cultura - Bernardo Rodrigues).
O secretário de Cultura de Divinópolis fez questão de frisar que a grande parceira nessas ações é a equipe da Sociedade dos Amigos da Biblioteca – SAB -, que conta com a valiosa colaboração do jornalista Inácio Vasconcelos, Márcio Guimarães e de Selma Bosque - pessoas importantes para que se consiga mais recursos, nesta área. (Secretário de Cultura - Bernardo Rodrigues).
Perguntado sobre como são aplicados os recursos provenientes de multa por atraso na devolução de livros e da taxa cobrada pela confecção de carteirinha do usuário da biblioteca, ele dispara. 

[..] Esse recurso é depositado em conta específica para a biblioteca. Parte dos recursos arrecadados irá para o Fundo Municipal de Cultura que será efetivado em breve com a assinatura deste projeto. Essa receita, que gira em torno de trinta mil reais por ano, não é um recurso que garanta o funcionamento da biblioteca, porque a sua manutenção é mais cara do que se arrecada, mas, diante dessa possibilidade de receita, nós revertemos isso para compra de novos livros e futuramente para Fundo Municipal de Cultura. (Secretário de Cultura - Bernardo Rodrigues).

[...] São trinta novos títulos de jornais e revistas que passam a ser assinados. Antes, a Biblioteca vivia mais de doação do que de investimentos próprios e agora a gente tem esse recurso aí - garantido para que o usuário tenha disponível, além dos livros, todo esse acervo, também de periódicos. O que também adotamos como meta para o próximo ano é a disponibilização de um acervo em DVD que possa ser utilizado - lembrando que hoje -, o cinema desempenha papel tão importante como à literatura no que tange ao público que vai ao cinema e o público que lê. Temos o trabalho de formação de novos leitores que a gente quer aumentar ainda mais, o público que lê, mas, reconhecendo também o potencial do cinema para a promoção de identidade, do fortalecimento da nossa cultura e entendo a Biblioteca como um ponto de fusão. Futuramente, a gente quer também ter esse acervo em DVD para ser disponibilizado. (Secretário de Cultura - Bernardo Rodrigues).
O secretário de Cultura segue pontuando e, em suas considerações finais, afirma: 

[...] A Biblioteca não é lugar em que simplesmente ficam guardados os livros. Têm várias ações culturais. A gente leva a Biblioteca para a praça, trabalha com oficinas de contação de estórias, reciclagem, dobradura de papel (origami), xadrez, entre outras. A sala de multimeios Adélia Prado desenvolve vários projetos culturais e agora vamos caminhar para reativação do Cine Clube Humberto Mauro - um momento importante para estímulo à linguagem áudio-visual. (Secretário de Cultura - Bernardo Rodrigues).

0 comentários:

Postar um comentário