25 de jan. de 2011

O descaso com a telefonia fixa

                                      
Há muito tempo que a telefonia fixa vem perdendo terreno para a telefonia móvel com a utilização de aparelhos celulares. Mais prática, mais eficiente, com mais acesso a tecnologia de ponta, a telefonia celular hoje é alvo de disputa por parte das operadoras que através de promoções, tentam firmar com seus clientes, o que comumente é denominado de fidelidade do cliente.



O mercado cresceu muito nos últimos anos e cresceu também a necessidade de ganhar mais espaços na gerência dos negócios estabelecidos com serviços e produtos que podem fazer a diferença. Nesse sentido, a telefonia móvel tem apresentado uma defasagem, uma vez que a concorrência permite a prática de tabelas diferenciadas o que seria ótimo do ponto de vista de não se tratar de um cartel, onde o mais dotado de estrutura torna-se mais poderoso e acaba por ditar as regras.
Em Divinópolis, segundo dados fornecidos pelo Procon,

[...] Cerca de 20% das reclamações totalizadas, são relacionadas a telefonia fixa. As reclamações mais comuns: Não conseguir mudar de operadora por causa da portabilidade. Eles até chegam a fazer mas leva cerca de 90 dias para o pronto restabelecimento da comunicação. O cliente fica esse tempo todo a mercê das operadoras que parecem ignorar o fato que a qualquer momento você poderá ser derrotado por uma proposta melhor da concorrência.   (atendente Procon Divinópolis – janeiro 2011)   
                               
20% das queixas no Procon local são atruíbas a telefonia fixa

[...] Há muito tempo que a telefonia fixa vem perdendo terreno para a telefonia móvel com a utilização de aparelhos celulares. Mais prática, mais eficiente, com mais acesso a tecnologia de ponta, a telefonia celular hoje é alvo de disputa por parte das operadoras que através de promoções, tentam firmar com seus clientes, o que comumente é denominado de fidelidade.          (atendente Procon Divinópolis – janeiro 2011)                                 
.[...] Telefonia fixa tem muitas reclamações mas a móvel é ainda maior. O Sistema hoje está muito lento o que impede maior agilidade no momento de acessar a internet. As cobranças indevidas também lideram as reclamações mais constantes do Procon Divinópolis. E ainda: cobrança indevida, rescisão contratual, bloqueio sem aviso prévio e por último, defeito nas linhas e a demora no atendimento a domicílio – prejuízo no caso de pessoas Jurídicas. (atendente Procon Divinópolis – janeiro 2011)                             

No Procon de Divinópolis circulam mais de mil pessoas por mês e o mesmo, integra o Sistema Nacional de Informação ao Consumidor. 
A ação do Procon não se restringe a apenas fazer conciliação entre clientes e fornecedores. O Procon cumpre o papel punitivo ao estabelecer multas, somente para os considerados fornecedores.

Procedimentos recomendados 
É aconselhável que se abra um procedimento, um protocolo de atendimento junto à Operadora que não cumprir cláusulas contratuais. Feito isso é aguardar pelo prazo solicitado e dentro desse prazo, se não houver solução melhor ingressar com uma ação junto ao Procon Divinópolis : Rua Rio de Janeiro, 426 - 4º andar - sala 401 - telefone: (37) 3222-5454 e que funciona de 2ª a 6ª feira, de 8:00 as 10h30 e de 12h30 as 16hs. Também no caso específico de demandas que não tenham sido resolvidas a tempo e a hora, é aconselhável abrir procedimento também junto a Anatel - Agência Reguladora que irá fiscalizar de alguma forma denúncias que chegam até eles. A pessoa que se sentir lesada deverá procurar o telefone mais próximo e ligar para o número, 133.

Oi, nega prestar esclarecimentos
Muitas reclamações foram feitas sobre os serviços prestados pela Operadora Oi/ Tememar, em Divinópolis. Um dos reclamantes é um empresário do setor do Turismo que atua desde 1987 no mercado e que se sentiu bastante lesado com o corte drástico da linha com quem mantém contatos com seus clientes sem falar, na demora do restabelecimento da rede da telefonia fixa que acabou por prejudicar contatos e serviços realizados, via internet.

[...] Com as recentes chuvas torrenciais o telefone fixo da empresa ficou completamente mudo. Fui a Oi e a atendente, mascando um chicletes, informou-me que em poucos dias o serviço seria restabelecido prontamente. (empresário do setor de Turismo).
 Nenhum comunicado nos foi passado mesmo porque o telefone fixo da Agência de Turismo se encontrava mudo
[...] Na empresa todo suporte dado ao trabalho desenvolvido pela equipe, depende das linhas telefônicas e de terminas disponibilizados para consultas e reservas de pacotes promocionais de viagem. Como pode uma empresa ficar sem serviços essenciais por quase dez dias? Quem que irá arcar com os prejuízos já contabilizados? (empresário do setor de Turismo).

São perguntas pertinentes e que devem ser respondidas a tempo e à hora. Não foi o que podemos confirmar. A Oi/ Telemar foi procurada para possíveis esclarecimentos. O gerente não quis fornecer seu nome e disse ser outra pessoa responsável por maiores esclarecimentos sobre a questão em pauta. Na parede em frente à recepção pode-se ler a seguinte frase e/ ou jargão que complica ainda mais a situação da OI/ Telemar em Divinópolis: “FAZER TUDO E MAIS UM POUCO – É O NOSSO JEITO DE ATENDER.

No mínimo estamos lidando com propaganda enganosa onde prega-se o que não se pratica.  Ao que tudo indica, a Oi/ Telemar em Divinópolis não se esforça muito para ver solucionado casos que envolvam seus clientes.

0 comentários:

Postar um comentário