26 de jan. de 2011

Bloco na rua ou seria oposição na rua?

Eu Quero É Botar Meu Bloco Na Rua
Composição: Sergio Moraes Sampaio
Há quem diga que eu dormi de touca
Que eu perdi a boca, que eu fugi da briga
Que eu caí do galho e que não vi saída
Que eu morri de medo quando o pau quebrou
Há quem diga que eu não sei de nada
Que eu não sou de nada e não peço desculpas
Que eu não tenho culpa, mas que eu dei bobeira
E que Durango Kid quase me pegou
Eu quero é botar meu bloco na rua
Brincar, botar pra gemer
Eu quero é botar meu bloco na rua
Gingar, pra dar e vender

Eu, por mim, queria isso e aquilo
Um quilo mais daquilo, um grilo menos disso
É disso que eu preciso ou não é nada disso
Eu quero é todo mundo nesse carnaval...
Eu quero é botar meu bloco na rua
Brincar, botar pra gemer
Eu quero é botar meu bloco na rua
Gingar, pra dar e vender


       
 Alguns episódios acontecidos recentemente no cenário político nos revertem ao uso do recurso lingüístico, mais conhecido no meio acadêmico como pleonasmo ou uma forma figurativa de se referir a algo ou alguém. A música: Eu quero é botar o meu bloco na rua, de autoria de Sérgio Moraes Sampaio é um perfeito ensaio poético, muito apropriado para ilustrarmos a situação amadoresca com que o poder público: executivo e legislativo, tratam questões sérias e de interesse da comunidade.

 O vereador Beto Machado (PSDB) não mediu palavras para questionar algumas atitudes do governo Vladimir Azevedo que também bebe da mesma fonte no gueto dos tucanos. Ao que tudo indica, vem aí dissidências que podem mudar o curso da história, quando o assunto em pauta é fidelidade partidária. Nem mesmo os tucanos andam suportando tucanos - não andam se bicando. O também vereador pelo PSDB, Rodson do Zé Milton foi procurado para manifestar sua opinião sobre diversos temas que se encontram na pauta quando o assunto é oposição nas ruas.  A sua assessoria informou que ele se encontrava viajando.
                 Projeto Minha Casa - Minha Vida
[...] O sorteio acontecerá de uma forma correta e em local público (Parque da Divinaexpo) - o que dá uma maior credibilidade ao processo. É uma ação justa e correta. O que estamos questionando é o processo que se dará para a realização da sindicância. Nos preocupa a adequação dos critérios adotados por lei. Um exemplo bem próximo é se representa área de risco. Quem irá aferir isso? O que é uma área de risco? Que Instituição realizará esta sindicância? Quais os critérios a serem adotados. Quem fiscalizará? O que nos intriga é o porque das sindicâncias realizarem após os sorteios. (vereador Beto Machado) 
[...[ Indagações que toda população deve fazer aos que realmente são responsáveis  por esta importante ação que poderá mudar o destino de muitos cidadãos do bem. (vereador Beto Machado)  



A polêmica praça fechada de Ermida
[...] No ano de 1978 a Mitra Diocesana fez a doação de um terreno para a Prefeitura Municipal de Divinópolis que seria destinado para construção de uma praça. De lá pra cá não se percebeu nenhum avanço nesse sentido, surgindo indagações por parte da Igreja Matriz alegando pertencer o terreno à Igreja. O terreno foi todo cercado e permanece  assim, servindo de abrigo para animais peçonhentos, proliferação de mato e local esmo - facilitador para a prática do tráfico de drogas. (vereador Beto Machado)  
[...] Segundo consta, vários ofícios foram encaminhados ao chefe do executivo com a finalidade de resolver de vez esee polêmico caso. Também, o vereador participou de inúmeras reuniões exaustivas que na da levou. As tentativas de retirada do cercado foram muitas e em vão. (vereador Beto Machado)   
Em 2010, por iniciativa do vereador Beto Machado, foi criada uma Emenda Parlamentar, via deputado Rinaldo Valério, com verba no valor de 50 mil reais, destinada a reforma completa da praça (jardinagem, iluminação para maior segurança; além de um projeto arrojado que visa maior acessibilidade aos portadores de alguma deficiência física).
[...] Quem acaba  saindo no prejuízo é a população que se sente  indignada por ser a única praça pública existente e que não está sendo devidamente utilizada pela comunidade que tem muito pouco espaços destinados ao lazer. (vereador Beto Machado) 

        O vereador que é morador de Ermida e um dos representantes da comunidade no Legislativo informa que já foi feita inclusive a licitação, sendo a Bom Jesus Construtora a responsável pela obra que por enquanto existe, apenas em papel. A contra partida do município é da ordem de nove mil reais.
Demissões
[...] As demissões em relação ao executivo se fizeram necessárias para permitir uma reorganização. O edil entende que com a recondução de quase todos; sendo os mesmos do primeiro escalão, poucas serão as aliterações, pois é no primeiro escalão que são tomadas as decisões de governo – responsáveis pelas ações administrativas no município. No primeiro escalão, somente dois nomes serão alterados: Assessoria de Governo e a Secretaria de desenvolvimento Social. (vereador Beto Machado)  
 Em relação às demissões ocorridas recentemente na Câmara Municipal de Divinópolis, o edil não poupa argumentações:
[...] Fui surpreendido pois alguns dos funcionários exonerados / demitidos são pessoas que vem prestando relevantes serviços, como é o caso da Andréa Amara (Projeto de inclusão - instrutora de Libras), servidores com  cerca de 17 anos de casa. Cabe ao novo presidente entender se isso é realmente necessário na sua administração. São 17 demissões. (vereador Beto Machado)  
Reforma do Plenarinho da Câmara
[...] A questão está muito mais voltada por não estabelecer prioridades, do que o valor destinado para a execução da obra em si. Seria prioridade em relação a acessibilidade aos banheiros por parte de portadores de alguma deficiência física. Os banheiros do andar térreo, teriam que ser adaptados para cadeirantes. Com um recurso da ordem de 69 mil reais preocuparia em aumentar, por exemplo, o espaço onde se encontra hoje, a Central de Documentos Perdidos que é um cubículo. Inúmeras salas do prédio-sede da Câmara encontra-se com infiltrações; inclusive a Secretaria Geral e o próprio gabinete do vereador. (vereador Beto Machado)  
[...] A nossa preocupação passa também por equipar melhor os espaços em que a comunidade utiliza-se mais, como é o caso, da Central de Informática com poucos terminais disponíveis para consulta. (vereador Beto Machado)  
[...] Não vê nenhuma irregularidade na realização do pregão. Está tudo dentro da mais perfeita lesura. O que questionamos é se o momento é propício para realizar esta reforma? Não existiriam outras prioridades. Em Ermida a reforma completa de uma praça está orçada em 59 mil reais. (vereador Beto Machado) 

Oposição na rua
 [...] Na verdade todo governo municipal tem o seu desgaste natural. Por tanto, nesses 02 anos de mandato do governo Vladimir Azevedo, seria um ponto de referência para o governo saber quais são as metas a seguir e já sabendo que não será nada fácil nessa sua gestão, pois uma vírgula será uma vírgula e um ponto será um ponto. (vereador Beto Machado)
[...] Creio que tem que haver correções para amenizar este desgaste. Já a saúde é um problema de ordem nacional. Um caos instalado. A construção do Hospital Público irá melhorar e muito o atendimento. Serão criadas as Unidades de Pronto Atendimento - uma ação que irá amenizar as demandas do Proto Socorro Municipal e problemas com a falta de leitos.(vereador Beto Machado)
[...]  A prioridade para o município é aumentar o número do atendimento do Programa da Saúde da Família - ações preventivas que miniminizam os custos operacionais com a saúde. (vereador Beto Machado)

Expectativas para o ano legislativo de 2011
[...] Espero que a gestão de 2011 possa ser justa e que venha a fortalecer o atendimento mais digno a população divinopolitana, sem discriminação. (vereador Beto Machado)
 

0 comentários:

Postar um comentário