26 de jan. de 2011

De vendedor de picolé a empresário

Na vida há sempre exemplos a serem seguidos. Numa conversa  informal, o empresário do setor de suplementos de informática, Eduardo Alexandre de Carvalho (30), proprietário da Print Júnior - empresa consolidada no mercado, revela sua árdua trajetória  - uma grande caminhada até os dias atuais. Foram momentos difíceis, de muita dedicação e de muito aprendizado- um exemplo para todos nós.


Eduardo Alexandre de Carvalho é daquelas pessoas dedicadas que passou o pão que o diabo amassou para ser um empresário bem sucedido. Hoje, tem sua empresa consolidada no mercado com grande credibilidade junto aos fornecedores e também clientes. Eduardo é proprietário da Print Júnior. Casado com Sabrina Pardini com quem tem três filhos: Victor (03), Carolina (06) e Júnior (07).

Eduardo possui o segundo grau completo tendo concluído seus estudos na Escola Estadual Martin Cyprien. Seu pai, o fazendeiro de Martinho Campos, Lili José teve apenas dois filhos e faleceu com 44 anos, em 1983, quando Eduardo tinha apenas 02 anos.

  As coisas andaram difíceis para a família de Eduardo. Os animais tiveram que ser vendidos para sobrevivência. Os dois filhos eram ainda muito pequenos para lida na fazenda. A solução foi mudar para a cidade.
 Por necessidade em auxiliar a família nas suas despesas diárias, o garoto Eduardo inicia sua trajetória no mercado de trabalho de forma prematura, com apenas sete anos, vendendo picolé para o Senhor Manoel, hoje, Lanchonete K-Tispero. Depois foi a vez de ampliar um pouco mais suas ofertas: além de picolé, ele agora vendia também; coxinhas e empadinhas. Em 1990, Eduardo trabalha no Varejão Vanderley com apenas nove anos de idade.



A arte de conciliar trabalho e estudo

O persistente comerciante-mirim em potencial não abandona os seus estudos apesar das inúmeras dificuldades apresentadas. Trabalhando no Varejão como repositor de frutas e verduras, ele consegue energia para cursar a 3ª e 4ª série na Escola Estadual Halin Souki.

Na carteira profissional, Eduardo tem de 1994 a 1998 seu registro na Hiper Papelaria como vendedor e balconista. Cruzeirense, Eduardo comete aquela que seria a única falha cometida em toda a sua trajetória: - ele mata serviço para assistir a final do Campeonato Mineiro onde o seu time de paixão iria disputar o título.

   Essa ousadia lhe custou o emprego. De currículo em punho, o agora adolescente Eduardo se vê diante de um novo desafio: o de conseguir uma vaga no mercado de trabalho para poder auxiliar nas despesas de sua casa. Com 17 anos consegue trabalho na Lanchonete e Pastelaria da Enésia, hoje, Pastelão, na função de balconista. Permanece por menos de um ano quando é convidado a retomar o seu cargo na empresa que havia o demitido -  Hiper Papelaria.
Pessoas dedicadas sempre vão mais á frente dos seus objetivos e metas. Com Eduardo, não podia ser diferente.  Em 1999 ele presta serviços a Dimecol, tendo sido admitido como peão e em 2002; ano em que deixou sua função, exercia o cargo de gerência. Como gerente, participou da transposição da loja, ocasião em que todas as decisões administrativas passavam por ele. Eduardo considera essa fase a de maior aprendizado.



Lançando desafios e ampliando o campo das ações

De posse dessas inúmeras experiências e agora com conhecimento mais amplo de gerência e marketing, Eduardo é convidado a trabalhar na Genius Jet Francis - recarga de cartucho, considerada a sua segunda maior escola. Na empresa permanece por pouco mais de oito meses quando resolve montar o seu próprio negócio, em Belo Horizonte. 
Em 2003, Eduardo lança, em sociedade, a Eco Print - empresa de recarga de cartuchos. Tudo estava como havia sido planejado, correndo a mil maravilhas quando o micro-empresário Eduardo Alexandre de Carvalho se vê diante do imaginável: - foi tomado de assalto e praticamente tudo que havia na empresa foi levado pelas assaltantes à mão armada (estoque, cofre, moto). Foi um trauma terrível, afirma Eduardo que prefere não lembrar muito deste episódio.
Desfeita a sociedade, Eduardo retorna a Divinópolis e em 08 de janeiro de 2004 surge a Print Júnior que iniciou sua prestação de serviço somente com recargas de cartuchos.
A pequena porta aberta para o comércio ampliou seus negócios e viu a necessidade de também ampliar o espaço físico.
A Print Júnior agora podia contar com a ampliação da loja, oferecendo mais conforto aos clientes e passando a trabalhar também com móveis de escritórios e papelaria.

Eduardo, então com uma ampla visão de mercado, inicia sua carreira de empresário da dupla sertaneja Cristiano e Rafael e já anuncia para março de 2011 a gravação de um novo Cd com músicas inéditas e também a gravação de um Dvd . Tanto Cd quanto DVD terão 12 músicas de autoria. O local ainda não foi definido, mas, segundo o empresário da dupla:- “o evento contará com a presença de: Leo Magalhães, Parada Dura, Adair Cardoso e muitos outros convidados.

Empresa com perfil familiar
A Print Júnior se encaixa no perfil de empresa familiar. Administrada por Eduardo que tem Sabrina Pardine, sua esposa como esteio e gerente de loja. Também a irmã faz parte da folha de pagamento da empresa que tem como filosofia crescer paulatinamente e sempre.

Em 2010 aos negócios não avançaram como esperados. Com isso a empresa não cresceu muito. Para Eduardo “a crise não ficou apenas numa marolinha. A exemplo da crise estabelecida, ele cita o setor de gusa / siderurgia que movimentou muito pouco suas contas nos comércios. 

[...] As siderurgias paradas é prejuízo certo para o setor. Os escritórios não operam. Não existe consumo de insumos para escritórios. Tudo funciona como uma engrenagem. Quando a engrenagem maior começa a girar um pouco mais devagar, as pequenas também irão sofrer com o processo. Acredito que 2011 será um ano melhor para todos, assim espero.(Eduardo - Print Junior)


Print Júnior e suas ações sociais

O proprietário da Print Júnior, o empresário, Eduardo Alexandre de Carvalho vem desenvolvendo um belo trabalho social. Eduardo vem liderando a realização desde o ano de 2004, da Campanha: Natal Solidário. No ano de sua estréia 250 bolas de futebol foram distribuídas no bairro Terra Azul.

A Campanha Natal Solidário acontece anualmente e já se encontra na sua sétima edição. Em 2010 7000 crianças foram beneficiadas. E o projeto não pára, nem tão poucas as doações e as adesões. Um trabalho social reconhecidamente desenvolvido pela Print Júnior que espera poder contar com a população para cada vez mais, ampliar esta sublime ação de cunho social. 

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