Desde a fundação do MUNDI, passo a passo, a Ong vem se estabelecendo e hoje, ocupa lugar de destaque, entre as entidades representativas existentes na região.
O Movimento Unificado Negro de Divinópolis, MUNDI foi fundado no ano de 2007. Nesse mesmo ano, com apoio de inúmeras Instituições (Câmara Municipal, Secretaria de Cultura, Museu Histórico, empresários, lideranças políticas e comércio local), foram realizadas atividades programadas para uma grande festa em que a se comemorava o Dia da Consciência Negra - 20 de novembro, data em que o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi se fez livre.

Geraldo Cubu
Mais de dez mil pessoas circularam pela praça da Catedral, em frente ao Museu Histórico de Divinópolis, onde uma vasta programação acontecia durante todo o dia. Espetáculos de dança, comidas típicas, apresentação de capoeira, peças de teatro, shows que mesmo com chuva prendeu à atenção de um público de cerca de dez mil pessoas, segundo estatísticas da Polícia Militar de Minas Gerais.
Desde a fundação do MUNDI, passo a passo, a Ong vem se estabelecendo e hoje, ocupa lugar de destaque, entre as entidades representativas existentes na região.
O MUNDI vem realizando um trabalho de conquistas históricas, dentro do pensamento de que é preciso acabar de vez com o pré-conceito existente em relação ao negro perante a sociedade.
Várias foram às conquistas a nível nacional que contaram com a mobilização do MUNDI. O ingresso à Universidade - direito adquirido, sem dizer que constitui uma ação penal o fato da descriminação do negro com pena prevista de 6 meses a dois anos de reclusão. Estas conquistas podem ser observadas no dia-a-dia de todo cidadão.
E foi preciso ainda fazer muito mais por um povo que padece de reconhecimento com direito adquirido à ascensão por méritos porque competência não se afere pela cor.
Programação em 2010
Em 2010, o Movimento Unificado Negro de Divinópolis - MUNDI demonstrou a todos ao que veio. Nos dias 14, 15, 17, 19, 20 e 21 de novembro várias atividades foram desenvolvidas para marcar o dia da Consciência Negra.
Na programação: realização de workshop, seminário, lançamento do Programa de Empreendedorismo e Turismo Étnico Afro Brasileiro de Divinópolis, peça teatral, hip hop, entrega da comenda Consciência Negra, blitz, roda de break e capoeira, desfile e muito mais. Todas essas ações servem para demonstrar o quanto o negro está integrado na sociedade e que é preciso acima de tudo, garantir um espaço para a sua manifestação.
O atual presidente do MUNDI, Geraldo Cubu foi procurado para que o mesmo se manifestasse em relação ao Dia da Consciência Negra e suas mais recentes conquistas.
[...] A expectativa do MUNDI em alcançar seus objetivos, passa pela serenidade, calma e planejamento. Em Divinópolis; em especial as pessoas mais humildes, a raça negra, nunca percebeu a presença de uma política que fosse voltada para os reais interesses do negro. desabafa o representante legítimo e eleito pelo MUNDI.O encerramento da programação das comemorações da Festa da Consciência Negra se deu no Centro Social Urbano - CSU, no bairro Interlagos com muitas atividades e com um fim social - para o acesso as atividades, entrada paga por 01 kg de alimento não perecível que será encaminhado posteriormente para a campanha Sonho de Natal.
O MUNDI nasceu com idéias para que se possa construir uma cidade mais fraterna, com mais justiça social - esses são os focos; um dos grandes objetivos do MUNDI. (Geraldo Cubu – novembro de 2010)
Sede própria
Perguntado sobre a possibilidade da construção da sede própria do MUNDI o fiel escudeiro dessa Ong dispara
[...] O projeto já se encontra nas mãos do prefeito Vladimir Azevedo e como esse ano foi um ano eleitoral, o prefeito achou por bem retomar as discussões a partir de janeiro de 2011. Paralelamente solicitamos do deputado federal Jaime Martins Filho para que ingresse com uma emenda constitucional, junto ao Congresso para que agilize a construção da sede própria do MUNDI. O ante-projeto já está pronto e nas mãos do prefeito. Esperamos que ele vá cumprir com que nos prometeu. [Geraldo Cubu - Nov. 2010].
Novos projetos
A Ong está se organizando no sentido de catalogar todos negros residentes em Divinópolis e região. As pessoas, ainda não tem noção exata do número de negros existente por aqui - um número considerável, já que boa parte da população é formada por negros e pardos.
O certo é que a militância vem se avolumando e negos e brancos se irmanam para que os jovens tenham espaço, vez e voz. A direção do MUNDI, com todas as dificuldades encontradas e apresentadas; se sente satisfeita, pois, a Ong ainda é muito nova em termos de atuação. Essa tem sido uma nova idéia que surge em Divinópolis com muita responsabilidade.
Existe uma discussão, já bastante avançada, com a representatividade do órgão competente em Brasília e também com o poder público local, o que acabou por desencadear o Programa de Empreendedorismo e Turismo Étnico Afro Brasileiro de Divinópolis - sem dúvida um avanço para os propósitos da entidade que pretende por em prática suas recentes conquistas, a partir de março de 2011.
Raça MUNDI
O Programa Raça MUNDI que vai ao ar pela TV Candidés - uma concessão da Tv Pública local, tem tido bastante audiência e aceitação por parte do telespectador. A idéia nasceu pequena, como tudo que se pretende e foi ganhando corpo à medida que novos programas foram apresentados. A equipe da produção também evoluiu muito com as experiências adquiridas e hoje gera imagens e pautas, tendo como protagonista, o negro e suas iniciativas.
É o MUNDI conquistando espaços para que sejam amplamente difundidas as idéias dos negros - do homem e também da mulher. O Programa Raça MUNDI é reconhecido hoje a nível nacional e traz uma tendência história - o de lutar e conseguir espaços concedidos para difusão de idéias e ideais, gerados a partir de atividades desenvolvidas pelos negros.
O presidente do MUNDI, Geraldo Cubu aproveita a oportunidade para de público, agradecer a Fundação Jaime Martins e ao Sistema Mayrink de Comunicação que acreditaram na idéia inicial.
Méritos, incentivos e conquistas á parte. Resta ao MUNDI consolidar seus projetos mais complexos e para isso conta com todos segmentos da sociedade civil organizada.
0 comentários:
Postar um comentário