3 de dez. de 2010

2010 - Ano Bernardiniano

O frade passou boa parte de sua vida na zona rural, não se afastando do mundo acadêmico e nem tão pouco de sua missão pastoral. 

Frei Bernadino Leers - recebe Mérito Antônio Martins
 homenagem ao Centenário de Divinóplis
                            
O ano de 2010 foi instituído como sendo o ano em que se homenageia frei Bernardino Leers - OFM. O Ano Bernardiniano, como ficou conhecido pelo meio acadêmico, é conferido pelos relevantes serviços prestados por frei Bernardino a vários municípios e comunidades; cabendo destaque ao trabalho desenvolvido em Divinópolis.

A educadora e mestra Batistina Maria de Sousa Corgozinho, da Fundação Educacional de Divinópolis - FUNEDI / UEMG foi quem teve esta iniciativa que logo ganhou projeção por se tratar de uma pessoa que já soma meio século de magistério.

Poliglota, o frei Bernardino Leers (81) fala fluentemente mais de seis idiomas, o que lhe valeu grandes experiências adquiridas mundo afora.
O franciscano nascido na Holanda em 1929 estudou filosofia e teologia no seu país de origem. Em Roma fez doutorado em Teologia Moral, e na década de cinqüenta veio morar definitivamente no Brasil onde lecionou em Universidades, Institutos e Faculdades.

Com uma extensa bibliografia é autor de inúmeras obras literárias e artigos publicados no Brasil e no exterior. O frade passou boa parte de sua vida na zona rural, não se afastando do mundo acadêmico e nem tão pouco de sua missão pastoral. Na zona rural conviveu com toda a brandura e simplicidade com que vive o homem do campo.

Em um de seus livros ele narra a vida pacata e com grandes atribuições, vivida em Salinas, no norte de Minas - terra onde repetiu o gesto do Criador, ao fazer longos trajetos no lombo de um burrico.  Esta experiência ímpar é tema de uma peça de teatro, elaborada a partir de textos do livro de frei Bernardino Leers por Lenir de Castro e executada por crianças que participam do Projeto: Arte & Educação que será encenada no dia 08 de outubro de 2010, encerrando assim, o ciclo do Ano Bernardiniano.

IX Encontro Cultural Franciscano
Vida e obra de frei Bernardino Leers

Em sua nona edição, o Encontro Cultural Franciscano presta uma justa homenagem a frei Bernardino Leers OFM - aquele que foi o bastião de toda uma doutrina franciscana - legado deixado por São Francisco de Assis, que abriu mão de sua fortuna e herança para dedicar-se aos pobres e também aos doentes. Uma missão nobre que é somente conferida a poucas pessoas. Assim é frei Bernardino que conquistou e desbravou territórios em nome da fraternidade.

A abertura do IX Encontro Cultural Franciscano aconteceu em setembro de 2010, no Santuário de Santo Antônio, com a celebração Eucarística, presidida pelo pároco Frei Vicente Ronaldo da Silva, OFM, e com a participação do Vox Coral - regência de José Carlos Gonçalves.
 
Na programação estão previstas ainda; a realização de palestras, debates e apresentações artísticas.

O IX Encontro Cultural Franciscano que acontece em Divinópolis de 12 a 16 de setembro com vasta programação, reserva ainda muitas surpresas e atividades. Segunda-feira, 13 de setembro foi aberta à exposição: Frei Bernardino, vida e obra - fotos do acervo do Convento dos Franciscanos e de Fernando Laudares.

Também um DVD com dados biográficos e fotos da trajetória de frei Bernardino Leers será comercializado; além, é claro, de seus livros que estarão à venda para quem queira adquirir um exemplar.

Para esta edição; no dia 14 de setembro, terça-feira, as 19h30, a médica e teóloga, Maria Inês de Castro Millen realizou a palestra: Ética do Cuidado. Também o diretor de teatro Osvaldo André apresenta a peça: A moral de um burro, dia 15 de setembro, quarta-feira, 19h30 com texto assinado por Leers.

No encerramento do IX Encontro Cultural Franciscano, dia 16 de setembro, quarta-feira, as 19h30, na programação, uma palestra com o tema: Desafios à Ética Teológica, com os palestrantes; frei Carlos Josaphat, OP, e frei Antônio.

O IX Encontro Cultural dos Franciscanos é organizado por frei Leonardo Lucas Pereira, OFM (coordenador), Ênia Azevedo de Freitas, Erivelta Duarte, Maria Cecília Guimarães Santos e Mauro Eustáquio Ferreira. Apóiam esta iniciativa: Minauto, Plasdil, FUNEDI / UEMG e Gerdau.

Informações:

(37) 3221-1196 / Convento de Santo Antônio
Biblioteca Provincial dos Franciscanos
Rua Minas Gerais, 572 - Centro Tel. (37) 3215-7148

[foto: Fernando Camillo - matéria veiculada no Jornal Magazine -  Setembro de 2010]

0 comentários:

Postar um comentário