2 de fev. de 2011

Divinopolitano discursa na ONU


Entre os 400 melhores projetos que visam à solução para problemas emergenciais que acontecem no mundo, está o projeto do divinopolitano, Fernando Barreto.
 
Fernando é filho de Sônia Barreto e de Rafael Assunção Vaz 
(in memórian). Sua mãe, tece um único comentário a despeito da ascensão do filho que sobe como se fosse leite no fogo.


[...] Sinto feliz por ele ser o que é por mérito próprio. Ele se fez e; com isso, está se projetando. (Sônia Barreto).

O publicitário e web designer, é sócio da Webcitizen - uma empresa que criou e desenvolveu, em novembro, de 2009, aquele que seria a ferramenta para o monitoramento das ações dos parlamentares eleitos pelo voto popular.
O projeto: vote na web já foi apresentado na ONU, em Barcelona, no TEDxSP e em outras circunstâncias que alavancam essa iniciativa e pontua como sendo uma das maiores invenções que permitem ao internauta, se interar de projetos em curso, da aprovação de emendas e dos recursos a serem destinados para cada ação - uma ferramenta que permite acompanhamento de perto de tudo que acontece e o que virá acontecer.

O projeto: vote na Web tem se espalhado aos quatro cantos do mundo e tem ecoado como uma passível solução de acompanhamento de internautas - tudo voltado para que a tecnologia seja usada de forma a desenvolver ferramentas que promovam o engajamento cívico.
No site, a proposta é traduzir os projetos para uma linguagem compreensível, tornando-os mais transparentes e mais acessíveis. Basta apenas um clik e qualquer cidadão poderá opinar sobre os Projetos de Lei que tramitam no Legislativo.

Poderá também, acompanhar como votaram os parlamentares.
Vote na Web já foi acessado por milhares de pessoas que encontraram verdadeiras aberrações no que diz respeito as propostas elaboradas por parlamentares. Entre elas, a de um parlamentar que sustentava a instituição de banda larga gratuita em todos os estabelecimentos de ensino. Existe também um ante-projeto que defende estampar a bandeira do Brasil nos uniformes escolares - um completo desvaneio. 

[...] Discussões como essas são uma forma de sair do patamar da crítica simples e da democracia eleitoreira, para atingir algo mais construtivo.(Fernando Barreto – publicitário, web designer e sócio da Webcitizen)

[...] O vote na web nasceu de uma pergunta muito simples e numa mesa de discussão. Você vota de quatro em quatro anos para o Legislativo. Ao votar, você transfere para um deputado, um senador, o direito de decidir por você nos próximos quatro anos. Você não pode todo dia, ir lá pra votar. O que o político está fazendo efetivamente com o seu voto? Você passa efetivamente para ele e o mesmo, faz o que bem entender. Você quase nunca tem consciência do que ele fez com aquele direito que você transferiu para ele. (deputado e senador). A nossa intenção é pegarmos toda aquela complexidade de uma Lei e transformá-la: bem simples de ser entendida e em um parágrafo; as pessoas podem melhor compreender o que aquela Lei irá interferir em suas vidas. .(Fernando Barreto – publicitário, web designer e sócio da Webcitizen)

Barreto ao ser perguntado sobre o que representa de fato, esse empreendimento, descreve pausadamente:


[...] É um trabalho um pouco árduo. Na realidade, tudo é público. A dificuldade não está em obter a informação. Ela está lá disponível a quem quer que seja. Só que ela é bastante complexa – dificilmente compreendida com maior facilidade. Lidar com a linguagem foi um trabalho que nos surpreendeu um pouco por sua tamanha complexidade – dizem tantas coisas e somente ao final, se diz o que aquela Lei pretende realmente, mudar. .(Fernando Barreto – publicitário, web designer e sócio da Webcitizen)

O agora notável, web designer, segue seu raciocínio chamando à atenção para o verdadeiro papel do site: vote na web.

[...] O principal motivo que levou o desenvolvimento e a criação do site: vote na web é fazer com que as informações sejam mais transparentes e que gere discussões. Então, o site, vote na web , questiona, informa, opina, explica e vota. Para mim o que mais me encanta no projeto é que você pode emitir a sua opinião. Ao final do tempo, você pode comparar – infográfico com montagem do mapa do Brasil, dividido por estado e ao lado com os deputados e senadores que votaram sim ou não. Você faz um comparativo muito simples e com apenas um clik, você fica sabendo: qual o desejo do cidadão e como os deputados estão votando. Isso faz com você saiba se está representado e por quem? O projeto ainda reserva um gráfico de afinidades, tendo como referência, os votos postados no vote web.com. .(Fernando Barreto – publicitário, web designer e sócio da Webcitizen)

 Fernando Barreto já ocupou duas páginas na edição de julho de 2010 da Revista Época, concedeu entrevista ao Globo News e tantas outras mídias eletrônicas, mundo afora.

 

0 comentários:

Postar um comentário