A Casa Arte & Cultura Divinópolis, desde o dia de sua inauguração tem recebido todo tipo de demanda quando o assunto é pedagogia aliada à cultura. Novos métodos e também os convencionais são adotados. Profissionais de várias formações estão à frente desse empreendimento inovador. São cerca de setenta alunos com idade acima de dois anos. Entre reformas, pinturas e adequação de espaços, a Casa caminha para fechar seu primeiro ano de atividades desenvolvidas e já é motivo de muita curiosidade para todos que a visitam.
Estimular criatividade - incentivar cultura - liberdade de expressão
A Casa Arte & Cultura proporciona um leque de atividades culturais. A idéia é trabalhar cada profissional, na sua área específica de atuação, mas, de uma forma mais integrada, através da realização de cursos e oficinas. É o contato corporal e com tudo que está à nossa volta que acalma, desperta e promote revelar, alguma identificação.
A Casa Arte & Cultura promove cursos e encontros - movimentos teatrais, música aliada ao artesanato e as artes plásticas; tudo isso num espaço aberto aos artistas, a consumidores de cultura e a toda comunidade. Disponibiliza ainda: oficina de xadrez com a professora Sandra, laboratórios de línguas com Adriana e a gastronomia infantil com a Flávia Alvim.
Para a direção do projeto: Casa Arte & Cultura Divinópolis, a idéia é transcender essa questão do pagamento de mensalidade para custear o projeto. Que se possa, com o tempo e através das Leis de Incentivo, promover a realização de oficinas e até mesmo de cursos de formação para profissionais, gratuitamente e que garantam a continuidade desse propósito - através de agentes multiplicadores.
A Casa oferece entre diversas iniciativas, uma galeria de arte que é aberta ao público, em horário comercial. O espaço abriga as Mostras de: Nilton Bueno, Wiheimus Leonardus, Mário Teles e a Exposição de banner’s do Movimento Literário Barkaça. Ainda, no espaço: mandalas de Guilerme e as fotografias de Toni Palladino que chegou para a Casa como agente de saúde; numa visita de rotina. A artista Karol Canto e também Maria Clara Del Pino disponibilizaram algumas de suas obras para compor a mostra que não é permanente.
Palma Pé - novo método supera expectativas
Na verdade esse sonho é antigo. Eu, juntamente com a Vânia Ordones, tínhamos essa idéia: de montar um espaço que aliasse a música ao teatro. Eu dei aula de percussão para as filhas da Leandra e ela deu uma turbinada nessa vontade nossa - um sonho antigo que se concretiza com a efetivação de um espaço. A Leandra, a Vânia e as outras meninas da equipe montaram a Casa. Eu entrei, meses depois. (Daniel Penido - responsável pela oficina de musicalização).
O método recém criado e adotado, Palma Pé é uma metodologia muito rica para ser aplicada no aprendizado tanto de crianças, como de jovens e adultos. Até mesmo, para a terceira idade. Nas aulas de musicalização, a gente não se prende as técnicas e teorias. Trabalhamos mais os elementos que motivam os alunos. (Daniel Penido - responsável pela oficina de musicalização).
Ações para o futuro
Um projeto da Casa na versão itinerante está em andamento - a proposta é criar um espaço no formato de uma tenda e realizar as atividades promovidas na Casa nas praças, em bairros - carentes de espaços destinados à prática da cultura.
Comunidades rurais também receberão visitas da Casa Itinerante. Também uma biblioteca móvel está nos planos desta grande família que é a Casa de Arte & Cultura Divinópolis.
Um jardim sensorial está sendo planejado para que as crianças pisem na grama, na areia, na terra - essencialmente estar em contado com a terra e as plantas - uma forma sensorial de experimentar. Também um borboletário está nos planos da direção; assim como a exposição de alguns animais de pequeno porte.
Lançamento de livro, Noite da Música e Poesia (Caldos e Modas de Viola) são propostas extracurriculares que podem acontecer mensalmente na Casa.
A Casa da Arte & Cultura pretende que as pessoas se sintam mais felizes e que sejam capazes de melhorar por iniciativa delas, o coletivo.
Como formiguinhas e o colibri
Para os autores desta iniciativa “a idéia é estabelecer parcerias e ampliar esse movimento de artes variadas; aos poucos e sucessivamente - um trabalho de formiguinha e de um colibri”.
Fora os projetos que estão em pleno curso na Casa, existem outros.
O músico e professor, Heraldo Amaral está realizando oficinas de violão clássico - um parceiro para esta iniciativa inédita.
A Casa da Arte & Cultura Divinópolis oferece, entre outras opções: oficinas de bateria, violão, percussão - a musicalização como trabalho corporal.
A Casa da Arte & Cultura se propõe a promover o contato com a música, através de um trabalho corporal. A oferta é de vivências.
A Casa proporciona uma abertura para atender as pessoas com necessidades especiais - um espaço para inclusão.
Para os portadores de necessidades especiais são trabalhadas: a sensibilidades e o reflexo, através da música, das estórias contadas, das imagens e dos sons.
O aluno Renzo Alvim (foto) recebe atendimento do professor Daniel Penido. Para o professor Daniel “trabalhar a música como porta de entrada favorece a audição, no momento em que é executada a marimba - instrumento que proporciona momentos mágicos”, define Penido que também é o percursionista da dupla sertaneja: Gino & Geno.
A Casa da Arte & Cultura vem proporcionar aos meninos, arte, lazer associado à literatura e a música. Os meninos estão encantados. Estão tendo uma oportunidade de buscar esses conhecimentos que hoje, muitas vezes, ficam esquecidos. Meus filhos gostam muito. Demonstram que estão felizes por estarem aqui. (Flávia Alvim Aguiar – mãe de Júlia, Renzo e Matheus.
Flávia tem três filhos: Júlia (oficina de xadrez), Renzo (oficina de música) e Matheus de apenas dois anos (oficina de teatro).
Casa Arte & Cultura - o endereço de grandes iniciativas
Viviane Mesquita, moradora do bairro Sidil tem dois filhos que fazem oficina no projeto: Casa - Arte & Cultura.
[...] Essa iniciativa é muito importante. Minha filha de quatro anos está fazendo oficina de teatro e o meu filho de sete anos, faz a oficina de violão. É a primeira vez que vejo falar de uma casa neste estilo aqui em Divinópolis e acho que vai fazer o maior sucesso.(Viviane Mesquita).
Já para o filho de Viviane, Gustavo (07), em seu primeiro dia de oficina, dispara: - “escolhi violão por gostar de música e do instrumento. Estou achando tudo muito bom”, finaliza o aprendiz de violão que já prepara para dar seus primeiros acordes.
[...] É uma oportunidade que se tem de trabalhar com crianças e também com adultos. Ensinar, trabalhar, aprender com eles. (Fábio - professor de musicalização e violão). Fábio ministra cerca de dez aulas por semana e existem horários que já contam com grupos que têm de três a quatro alunos.
A Casa é o endereço da magia; onde além de grandes iniciativas, estimula-se a criatividade, incentiva-se a cultura e pratica-se a liberdade de expressão.
- A direção informa que para se candidatar a uma data para exposição, deve-se preencher um cadastro. A demanda tem sido tanta que na agenda, datas; somente para 2011.
Vânia Ordones - a arte como diferencial
Vânia Ordones tem como especialização arte e educação, vivências e práticas. Trabalha com contos, teatro, projetos sociais - uma vasta biografia que a fez participar de peças teatrais de autoria do diretor e poeta, Osvaldo André, cursos em BH e posteriormente; a participação do Grupo Expressão de teatro de rua, sua grande escola.
Ordones não sabe dizer ao certo quando tudo começou. Lembra apenas que sempre foi educadora e que trabalhou com crianças, adolescentes e adultos - priorizando seu grande diferencial, que é a arte. Ela sempre acreditou na cultura e na arte como forma de transformação.
Com passagens de contação de estórias pela Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago, a convite de Sérgio Resende; e de ter participado por oito anos do Projeto da Boutique do Livro.
[...] A insistência resiste ao cansaço, surge à possibilidade de um espaço abrigar as idéias , comenta descontraída a operária dos sonhos. (Vânia Ordones - contação de estórias e direção)
Um sonho que virou realidade
Para quem desejava apenas um cômodo, um pequeno espaço para reunir e acondicionar em malas circenses: sonhos, ideais, e fundamentalmente, idéias - esse momento, agora foi consumado, tornando-se mágico. Perto do nada, ao alcance de tudo, a incansável Vânia Ordones percorreu uma grande estrada para poder abrir as portas da Casa Arte & Cultura - uma iniciativa pioneira que ainda está no seu nascedouro, de forma independente; sobrevivendo da arte e do simples prazer em fazer.
[...] A procura de um espaço para abrigar o projeto da Casa, já existe há tempos. Era preciso criar um espaço que gerasse e que movimentasse a arte e a cultura. Ao final do ano passado apresentei este projeto a Leandra Pirfo (atual sócia no empreendimento) que pôde conferir de perto os resultados desta iniciativa. Suas filhas participaram de oficinas e Leandra Pirfo pôde notar os avanços no comportamento de suas filhas depois delas participarem de aulas de educação artística, de movimentos e de experimentar algo novo em suas vidas. (Vânia Ordones - contação de estórias e direção)
E a batalha é incessante e o exercício da paciência contínuo
[...] A criança, o adolescente e, também o adulto; todos precisam conviver com essas atividades. A arte e a cultura, necessariamente tem de fazer parte integrante na vida de todas as pessoas. É um exercício da essência para ser eternizado - momento mágico e de revelação. Um momento importante para mim, foi à adesão de minha sócia Leandra que é médica e que acreditou no projeto. Quis dar, de imediato; início às atividades programadas. Num segundo momento veio a Silma e a Eliara e; agora, o Daniel Penido - todos vieram para acrescentar algo ao nosso grupo. (Vânia Ordones - contação de estórias e direção)
Serviço:
Casa - Arte & Cultura Divinópolis
Rua Itapecerica. 1414 – Sidil
Tel. (37) 3222-8877 / 8816-8493
0 comentários:
Postar um comentário