21 de mai. de 2011

Nova modalidade de esporte é aprovada pelo comitê olímpico

Depois de anos de prática e sem o reconhecimento por parte do Comitê Olímpico, o futebol de areia vem ganhando adeptos mundo afora e tem sido a preferência de modalidade praticada nos territórios mais adversos de todo país. 

]Em Divinópolis a Copa Centenário caminha para a sua fase final e o mentor desse empreendimento - o publicitário Luís Fernando é quem com propriedade relata esta experiência.



 Como surgiu a idéia de realizar a Copa Centenário de Futebol de Areia?

Depois do grande sucesso na década de 1990 de competições na areia realizadas por mim e por meu irmão Tarcísio Maritns, quando estávamos juntos à frente da extinta VHT Produções, nenhuma outra competição neste sentido foi realizada, as vezes por falta de apoio financeiro e outras por falta de local adequado para a realização do evento. Com a criação do Feirão de Divinópolis, o Parque de Exposições com sua arena em formato de estádio, se tornou o local ideal para a realização e com a proximidade do Centenário de Divinópolis, nada mais justo que homenagear nossa cidade com o Título da competição. 

 
Quais foram as dificuldades encontradas?
As dificuldades foram de ordem organizacional apenas... nossa intenção sempre foi a de realizar um projeto esportivo que pudesse marcar o centenário da cidade e oferecer às famílias e desportista uma opção a mais de lazer e prática esportiva na cidade. 

 
Quais foram as parcerias estabelecidas para a viabilização desta iniciativa?
A Copa Centenário só pôde ser concretizada devido a participação efeitiva da Prefeitura Municipal de Divinópolis e do Governo do Estado. Tão logo o projeto foi apresentado ao Governo do Município e ao Conselho do Centenário, ele foi abraçado pelo prefeito municipal Vladimir Azevedo que imediatamente acionou suas secretarias e se empenhou diretamente nos contatos com o Governo do Estado na busca de recursos que pudessem dar o aporte ao lado dos investimentos municipais. Foram firmados convênios públicos municipais e estaduais para que o projeto pudesse ser contemplado com recursos.

 
Qual o saldo desse empreendimento?
A Copa hoje é um marco no calendário esportivo da cidade. Esta edição de 2011 é a primeira de uma série de três outras etapas que compôem o projeto. Estamos terminando a edição de 2011 e já preparando a edição de 2012 que será já no ano do centenário. Além disso em junho teremos dentro das comemorações do aniversário da cidade a TAÇA CENTENÁRIO - GRANDE CAMPEÃO - que será disputada entre os campeões e vices das Copas 2011 e 2012 (de fev a maio). Serão eventos esportivos que ao lado dos demais, promovidos pela Secretaria de Esportes e Lazer e pelo Conselho do Centenário, marcarão as festividades dos 100 anos da cidade. 


 
O que os atletas, parceiros e o público em geral, pode esperar para a edição de 2012?
Podem esperar uma Copa ainda mais grandiosa, organizada e se Deus quiser, com uma aberura ou encerramento com a presença da Seleção Brasileira de Beach Soccer, a grande inspiração para todos os atletas que disputam o futebol de areia. Os compromissos do Governo Municipal já estão firmados para as próximas etapas e o Secretário de Esportes e Lazer, Rômulo Duarte, o maior incentivador do projeto ao lado do prefeito municipal, já está buscando a continuidade da participação também do Governo do Estado para as etapas de 2012. Esperamos que, ao encerrarmos a TAÇA CENTENÁRIO - GRANDE CAMPEÃO em junho de 2012 tenhamos escrito uma das mais belas páginas da história esportiva divinopolitana.
 

0 comentários:

Postar um comentário