17 de fev. de 2011

UNIMED na prevenção contra a dengue


                                                                
Em Divinópolis, bastou chegar o período das águas para que a cidade reviva um drama que permanecesse por anos e anos – a incidência cada vez maior do mosquito Aedes aegpypti.
  
Uma ação sócio-pedagógica
 
Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde – SEMUSA em 2010 foram confirmados 4939 casos de dengue. Um número que chega a ser considerável e cujos focos, em mais de 90% se encontram presentes em áreas residenciais.
Até uma Força Tarefa Federal fez frente ao combate deste mosquito indesejado que vitimou milhares de pessoas e foi causa de óbito de muita gente.

A Unimed Divinópolis tradicionalmente já participa de campanhas realizadas durante todo o período letivo. Dos projetos e iniciativas coordenados pela Analista de Recursos Humanos e Assistente Social da Unimed / Divinópolis, Janaina Furtado Pires, podemos destacar:


Encontro na Praça sob a coordenação do Dr. Alberto Gigante Quadros, Salas de Recursos- ADFOM, o carro chefe, UNIBEBÊ ( encontro com a realização de curso para gestante com duração de 02 meses – realizado 04 vezes ao ano), Viva Bem no Bairro (Programa de Voluntariado- presta serviços: aferir pressão arterial, diabetes, peso, corte de cabelo e orientações sobre meio ambiente e saúde).

Com o pensamento voltado para auxiliar a comunidade em suas inúmeras demandas, a Unimed Divinópolis apresentou um projeto para minimizar a incidência do Aedes aegypti - o mosquito da dengue.
      
 São poucas as pessoas que acreditam na solução de algum tipo de problema. A solução mais viável pode estar bem ao nosso alcance, integrando neste momento, setores organizacionais, diferentes, porém afins.
Foi o que se pretendeu quando Unimed Divinópolis se uniu aos Teatravéis - um grupo mambembe de teratro que conseguiu reunir talento com muita informação - na peça: Chapeuzinho Vermelho Contra o Mosquito, apresentado para um público de 450 crianças, de 05 a 12 anos.

[...] Cinco escolas participaram dessa campanha realizada pela Unimed / Divinópolis. O critério de escolhas das visitas às escolas foi sugerido pela SEMUSA por eles terem noção precisa de onde estão os maiores focos ou reincidência do vetor da dangue - o mosquito Aedes aegypti. Na área central, a peça teatral: Chapeuzinho Vermelho Contra o Mosquito foi encenada na Escola Estadual Padre Matias Lobato. Também as escolas: Hermínia Corgozinho (Bela Vista), Escola Estadual Padre João Bruno (SerraVerde), Escola Municipal João Severino de Azevedo (Davanuza) e E.M. José Quintino Lopes (Quintino) assistiram a encenação do Grupo os Teatravéi. (Janaína Furtado - RH da Unimed / Divinópolis).
       
[...] A Unimed entende que a criança é a maior multiplicadora de ações importantes como o combate a dengue e é somente ela, que irá crescer com esses ensinamentos. As crianças promovem o repasse das informações e dos conhecimentos adquiridos ao longo da vida. Esse repasse é feito de forma direta e objetiva e quase sempre envolvendo a família, a comunidade como um todo. Algumas escolas já estavam trabalhando o tema dengue em sala de aula o que facilitou o entendimento e maior participação de todos. (Janaína Furtado - RH da Unimed / Divinópolis).

[...] Também criamos uma premiação para maior motivação. Um concurso de redação e de desenho motivou todos a participarem. O objetivo da Unimed / Divinópolis foi alcançado. Em 2011 a Unimed / Divinópolis pretende dar continuidade ao projeto Teatro Na Escola, não só relacionado ao tema dengue; mas a tantos outros, também campanhas da Gripe, Vacinação, Higiene Bucal e muitas outras promoções e produções – tudo dependerá do calendário e muitas ações irão desencadear no exercício de 2011.          (Janaína Furtado - RH da Unimed / Divinópolis).


 

0 comentários:

Postar um comentário