Dia 22 de fevereiro, terça-feira, no auditório da FIEMG, no bairro Esplanada, foi realizado, o Congresso da Copa Centenário de Futebol de Areia: edição 2011 - ponta pé inicial para as comemorações, rumo ao centenário.
Das 16 equipes inscritas, 14 compareceram com seus representantes. Também participaram do Congresso: Donizete José de Azevedo, Gulu, presidente da Liga Municipal de Desportos de Divinópolis - LMDD, José Roberto Betoni, diretor de arbitragem da LMDD, Carlos Alberto Guimarães, Carioca, árbitro e coordenador técnico disciplinar da Copa Centenário, Luís Fernando Martins, produtor executivo e mentor do empreendimento; além de Cíntia Alencar, secretária executiva do Conselho Centenário e de Rômulo Duarte, secretário municipal de esporte.
Cerimônia de abertura
A cerimônia de abertura foi conduzida pelo produtor executivo do projeto da Copa Centenário de Futebol de Areia, o também publicitário, Luís Fernando Martins que após execução do hino nacional, surpreendeu a todos com sua fala que enaltecia o calendário das comemorações do Centenário e ao também; anunciar a execução do hino de Divinópolis- um tributo que fez a diferença na cerimônia. Foram momentos de pura emoção que o secretário de esportes Rômulo Duarte vez questão de citar no seu pronunciamento. .
Consenso e importantes decisões tomadas
Dentre as importantes decisões tiradas no Congresso, está a definição da data do início das partidas de futebol - marcada para o dia 13 de março, domingo.
Algumas equipes já manifestavam a vontade em não começar as partidas de futebol, antes do carnaval. Para os representantes das equipes, interromper os jogos da Copa para retomar depois, causaria muita desmotivação por parte das equipes inscritas. A decisão foi acatada e houve consenso entre os presentes
Opiniões
“O governo municipal está empenhando o máximo possível para fazer deste evento, mais um marco para Divinópolis. O importante é que se estabeleçam políticas públicas”
(Rômulo Duarte - secretário municipal de esporte)
"Iremos entrar no Centenário de Divinópolis com a Copa sendo sucesso garantido. Esse é um projeto empreendedor que está sendo muito bem executado. Já para essa primeira edição, o projeto chama à atenção do governo do estado; inclusive; o projeto encontra-se sob a avaliação da Secretaria de Esporte do Estado, podendo vir a confirmar a sua adesão a esta iniciativa.
(Rômulo Duarte - secretário municipal de esporte)
“O projeto nos foi apresentado a cerca de um ano e desde o primeiro momento que o Conselho Centenário entende a grandeza do projeto que vai de encontro a uma série de propostas de eventos que irão acontecer até o ano de 2012, quando efetivamente se comemora o centenário de Divinópolis.
(Cíntia Alencar - secretária executiva do Conselho Centenário)
Cíntia assegura 2ª edição |
“Alavancar projetos desta natureza faz parte do que o Conselho Centenário havia pensado sobre os eventos em diversas áreas que ocorrerão até a data do Centenário; 1º de junho de 2012, cuja programação a ser elaborada, a tratamos como sendo foguetório. Além disso, a realização da primeira edição da Copa, em 2011, não só irá cumprir esse papel fundamental, que é o de lazer e da competição saudável mas propõe a formação de público - fomenta ainda mais a discussão. (Cíntia Alencar - secretária executiva do Conselho Centenário)
“A apresentação e a reapresentação do esporte que não é muito conhecido e praticado por aqui, nos leva ao pensamento que norteia os apelos e a visibilidade do evento: Não temos praia, mas temos areia e emoção. Este é um evento que marca o início das atividades com vista ao Centenário. Que venha a Copa Centenário de Futebol de Areia” (Cíntia Alencar - secretária executiva do Conselho Centenário)
“Primeiro que a Copa Centenário nos reverte a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro: Ipanema, Copacabana - referência quando o assunto é futebol de areia (Emerson Santos - representante do Movimento Unificado Negro de Divinópolis / MUNDI)
“Poder realizar uma Copa aqui em Divinópolis, torna-se uma expectativa muito grande para nós do MUNDI. Será muito interessante a nossa participação. A equipe está bastante animada. O pessoal está vindo com tudo, otimistas para fazer bonito na arena do Parque da Divinaexpo”.
(Emerson Santos - representante do Movimento Unificado Negro de Divinópolis / MUNDI)
Com a palavra, quem entende do assunto
“A expectativa é muito grande. A gente anda muito pelos bairros, sempre lidando e conversando com os atletas. Creio que essa parceria da LMDD envolvendo, Luís Fernando, SEL e a Prefeitura Municipal de Divinópolis, nos dará mais confiança e muita satisfação. Tenho certeza de que será uma das maiores Copas já realizadas de todos tempos. Será só alegria e bons jogos na arena.
(Donizete José de Azevedo, Gulu – presidente da Liga Municipal de Desportos de Divinópolis / LMDD)
“Espero pela iniciativa com grande ansiedade porque está se falando muito no Centenário e com o apoio da SEL terá muita repercussão em termos de Divinópolis. Há muitos anos não acontece esse tipo de evento aqui. A última vez foi aonde hoje é o ABC, no centro da cidade. Inclusive, eu até trabalhei lá. Já se passaram mais de quinze anos. Creio que essa Copa Centenário de Futebol de Areia, veio para ficar”
(José Roberto Betoni - diretor de arbitragemda LMDD)
“O Congresso realizou num clima de harmonia. As equipes e seus representantes assimilaram muito bem o conteúdo de nossas propostas. Creio que a Copa Centenário de Futebol de Areia vai bombar. Não era do meu tempo, aqui em Divinópolis mas os esportes praticados na areia, na década de 90 fazem sucesso até os dias atuais. Muitas pessoas comentam positivamente. Creio que essa Copa irá projetar o nome de Divinópolis e também das comemorações do Centenário.
(Carlos Alberto Guimarães, carioca, coordenador técnico disciplinar da Copa Centenário de Futebol de Areia)
0 comentários:
Postar um comentário