Perguntado sobre a importância da participação da sua consorte Sarah Tolentino em todo processo00
[...] O papel da Sarah é de fundamental importância. Ela é uma esposa presente que sabe compreender todas as etapas da campanha e também todo o contexto que requer a participação na vida pública. A Sarah é funcionária pública e trabalha no Centro de Referências Assistenciais e Sociais - CRAS. (Fabiano Tolentino)
Indagado sobre a pauta de encontro agendado, a pedido do chefe do executivo, o deputado ainda não empossado esclarece:
[...] Foi um encontro informal a convite do prefeito Vladimir Azevedo (PSDB), onde fui parabenizado e conversamos sobre o alinhamento entre o governo Anastásia, a Assembléia Legislativa de MG, a Prefeitura Municipal e os deputados federais eleitos por Divinópolis para que possamos fazer o melhor pelo município e região” pontua o ex edil.(Fabiano Tolentino)
[...] Entendo que no presente momento devemos unir forças, trabalharmos a coletividade em prol de melhorias para todo cidadão. (Fabiano Tolentino)
Inquirido sobre o que representa o ex-prefeito de Divinópolis, Demetrius Arantes na sua trajetória política ele sai na defensiva:
[...] O Demetrius é uma pessoa que a gente estima, pois fui secretário na sua gestão em 2005/2008. Na verdade, nós tivemos muita condição de trabalho o que colocou muito bem o nosso nome para disputar o cargo concorrido de vereador – onde obtivemos uma votação expressiva de mais de 5.000 votos. Por tanto, o Demetrius e também o doutor Rinaldo Valério, são pessoas importantes na minha trajetória. Fui para Prefeitura a convite do doutor Rinaldo. Depois, numa mudança de secretário, foi que a gente teve a indicação e o total apoio do prefeito Demetrius. Os dois representam muito para mim. Se não fossem eles, talvez a gente não teria toda essa divulgação entorno do nosso nome e não teríamos chegado ao momento que estamos vivenciando. Se estou numa condição boa como deputado estadual eleito, devo muito ao trabalho prestado na secretaria de esportes. Devo muito a esses dois nomes. (Fabiano Tolentino)
Fabiano Tolentino - o fórmula I na corrida aos votos
O grande número de votos atribuídos a Fabiano Tolentino (31182 votos), em sua maioria é formado por uma força jovem - fruto de um trabalho árduo e promissor desenvolvido em suas bases eleitorais, com apoio ostensivo de promoter’s, de Casas Noturnas, dos telespectadores e apoiadores do Programa Campo & Negócio- Tv Candidés, dos produtores rurais e também dos criadores da raça Campolina - um time vencedor que trabalhou até na prorrogação do segundo tempo. Uma equipe com árbitros, apontadores, bandeirinhas, gandulas, goleiros menos vazados, zagueiros, defensores, atacantes goleadores, torcida organizada e até reservas. Uma equipe da pesada, quase perfeita se não fossem os erros, a que todos estamos fadados a cometer. Não há quem não conviva com esse jovem iluminado que não espere do mesmo; um gesto de carinho, atenção e presteza nos serviços que requerem mais demandas.
[...] Nós somos jovens. O jovem trabalhando com os jovens e para os jovens – isso é muito importante. Os eleitores jovens se espelham na gente - na forma de trabalhar e também na nossa forma de ser. Graças a Deus a juventude gosta muito do nosso trabalho, daí a identidade com o nosso nome. (Fabiano Tolentino)
[...] Trabalhamos na Secretaria Municipal de Esportes e realizamos: a construção da pista de skate, reformas nas quadras de esporte no Parque da Ilha, os eventos como: o pré-carnaval, campeonatos de todas as modalidades esportivas – uma referência para todo jovem. (Fabiano Tolentino)
Agentes multiplicadores
No entendimento do campeão de votos em Divinópolis:
[...] O jovem hoje é que chega nos seus pais para pedir o voto para o candidato. É o inverso que acontece com todos os outros políticos. A gente parte da juventude e a juventude chega até os adultos, de uma forma respeitosa e consciente – são agentes multiplicadores. Nosso trabalho é sério e o jovem gosta é disso: - alguém que seja também jovem, que possa representá-los e que tenha princípios, ideais. (Fabiano Tolentino)
Na seqüência, dessa entrevista quase casual, em meio um corre-corre pra cumprir agenda, o parlamentar ainda encontrou um tempinho para conceder entrevista ao Blog e fez questão de estar no horário marcado, já com malas prontas para merecido descanso.
Parlamentar, eleições 2012, hospital público, rio Itapecerica e o quarto poder
Pergunta: O deputado estadual eleito, Fabiano Tolentino pretende sair candidato a prefeito, em 2012?
[...] Entendo que ainda é muito cedo para a gente pensar nesse assunto. O meu pensamento está voltado para a possibilidade de reeleição. Se tivermos que pensar num futuro, temos de pensar numa possível reeleição em 2014. (Fabiano Tolentino)
E segue pontuando:
[...] O meu pensamento maior está em 2011 – começar bem, fazendo um bom trabalho, trazendo incentivos que possam beneficiar boa parte da população; logo, os cidadãos contribuintes. É preciso debater alguns temas que estão aí conflitantes como: Hospital Público – porque em nossa cidade a saúde está realmente muito precária. (Fabiano Tolentino)
![]() |
O descaso das autoridades Rio Itapecerica agoniza |
[...] A própria situação em que se encontra o Rio Itapecerica é outro tema que temos que debater em conjunto com a esfera municipal, estadual e federal - debates realizados e outros tantos que surgirem e exigirem de nós uma postura. (Fabiano Tolentino)
E segue ainda com o raciocínio:
Pergunta: O que você atribui essa votação expressiva que teve nos últimos dois pleitos?[...] Em 2012 sim, fazer uma chapa de vereadores competentes para concorrer bem às eleições. Que o PRTB se faça representado, com o nosso apoio é verdade. Já em 2014 será um pensamento de reeleição e então já estamos trabalhando para aumentarmos a votação e a vontade de estar sempre representando bem a nossa cidade. (Fabiano Tolentino)
[...] Ao modo de ser e ao comportamental. Desde pequeno que as pessoas me conhecem muito bem e a forma de tratar as pessoas tem sido a mesma. Sempre trato bem todas as pessoas. (Fabiano Tolentino)
[...] O candidato tem de ser humilde para pedir voto. Tem de pedir voto. Um ato que entendo ser da maior humildade - é você chegar numa pessoa que você nunca viu, que não conhece. Ás vezes, até nesse momento de campanha a deputado estadual e em cidades distantes, pessoas que nunca viram falar em você. A humildade está em bater na porta dela e pedir o seu voto. Esta forma de atuar, esse corpo-a-corpo, eu entendo que seja o diferencial. O restante é o trabalho que foi prestado. É um grupo unido com quem pude contar - um grupo pequeno, aguerrido que com vontade; coloca o coração na campanha” entoa em bom e alto som o candidato ficha limpa. (Fabiano Tolentino)
A família
![]() |
A família é base para se chegar onde se quer chegar |
[...] Uma família bem equilibrada, a Sarah como parceira nas empreitadas, um grupo aguerrido e a forma de sempre agirmos – respeitosa, educada, que trata bem as pessoas, com humildade ao pedir o voto; como merecem”, sentencia nosso mais novo parlamentar. (Fabiano Tolentino)
Pergunta- Como será composta sua equipe de trabalho na Assembléia Legislativa de Minas Gerais e no escritório local?
[...] Nós vamos montar uma equipe muito boa. Estaremos alinhando algo em torno da política e da técnica; sem jamais esquecermos a ética. Temos de ter pessoas políticas sim, mas temos que também ter pessoas técnicas para um melhor desempenho - um trabalho mais eficiente, confiante. Vamos conhecer as dependências da Assembléia; ainda este mês para estar nos inteirando de como funciona toda a sua estrutura, para depois com calma, colocar as peças nos devidos lugares. (Fabiano Tolentino)
Equipe de trabalho
![]() |
Vitória nas mãos de uma equipe competente |
Pergunta– Deputado você tem grande apoio do meio rural. Tem até um programa de televisão que vai ao ar pela Tv Candidés e o seu pai é produtor rural com uma enorme rede de contatos. Qual será a sua atuação nesta área específica?[...] Tenho certeza de que o grupo de trabalho irá ter um bom desempenho, fazendo um bom trabalho à frente de suas funções e das demandas. Vamos montar uma equipe diferenciada que irá trabalhar muito e fazer o melhor para nossa cidade e região” considera nosso deputado estadual eleito. E prossegue afirmando:“ As pessoas que estão comigo no gabinete me acompanham. São pessoas que construíram o nome do candidato e da legenda partidária e o restante; iremos compondo de acordo com a necessidade de cada demanda existente nas diversas áreas. (Fabiano Tolentino)
[...] No meio rural, na verdade eu tenho várias áreas de atuação. A gente começa com o apoio que já foi citado da juventude, passa pelo esporte, pela cultura e pela educação – trabalhamos com afinco nestas áreas; depois uma bandeira que cresceu muito, neste mandato de vereador foi a da assistência social e hoje sou o presidente da Frente Parlamentar de Assistência Social. A primeira do estado a ser criada para auxiliar pessoas que necessitam buscar seus direitos e juntamente com André Quintão, estarei defendendo todo trabalhador da Assistência Social e as ações do governo estadual e do governo federal, junto às pessoas que necessitam. (Fabiano Tolentino)
[...] Temos uma representatividade confirmada neste último pleito. Fomos o deputado estadual com maior incidência de votos nas diversas comunidades rurais existentes – isso demonstra que realmente nós atingimos esse público. Trabalho há 28 anos nessa área com meu pai que é produtor rural e com o Programa Campo & Negócio, já há quatro anos exibido ao vivo pela TV Candidés, o que nos leva a acreditar que a gente firmou mais esta parceria com o homem do campo. Levamos cultura, entretenimento, informação as comunidades rurais. Tenho a certeza que a tendência é crescer mais – várias ações serão desencadeadas, envolvendo o agro-negócio e pessoas que dele participam. Somos um representante do homem do campo, disso não tenho a menor dúvida. (Fabiano Tolentino)
Sobre projetos e recursos
[...] Com relação a projetos e recursos, o primeiro ano na Assembléia Legislativa de Minas Gerais não existe ainda recursos disponíveis; todos sabem que esses recursos são destinados aos deputados do mandato vigente; porém, anterior a esse último pleito, e o Plano Pluro Anual – PPA é sempre votado um ano depois. Votado de quatro em quatro anos. Não existirão tantos recursos por agora. Trabalharemos para que em 2012 possamos fazer as emendas necessárias em nosso mandato. (Fabiano Tolentino)
[...] Temos muito trabalho pela frente para estar conhecendo todo o contexto do estado: as secretarias, as pessoas lotadas em cada pasta – conhecer mais profundamente como funciona a estrutura da Assembléia Legislativa de Minas Gerais para que no momento que forem votados os recursos orçamentários, que sejam destinados as nossas emendas parlamentares; de forma que possam auxiliar cada vez mais a nossa cidade e a nossa região. (Fabiano Tolentino)
Pergunta – O fato de Divinópolis ter tido dez candidatos a deputado estadual, dos quais seu nome configurava, qual é a sua leitura a esse respeito? Você acha que pode haver, no futuro um consenso onde saiam menos candidatos para que Divinópolis possa eleger mais nomes que represente o município e a região, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais?
[...] É óbvio que uma campanha com dez candidatos, dificulta para todos. Dizer que você vai entrar no pleito com dez candidatos da mesma cidade, num universo de votos aproveitados de cem mil votos, realmente é um fator complicador. Entendo que na próxima eleição a gente tem que ter uma cabeça mais tranqüila, um pensamento mais equilibrado na forma de lançar as candidaturas. Por outro lado, vejo que Divinópolis passou por um momento de transição - esse momento de transição era óbvio que tivessem muitos candidatos. (Fabiano Tolentino)
[...] Tivemos candidatos que já fizeram muito por Divinópolis, demonstraram que podem colaborar de outra forma e não incisivamente na busca do voto. Tivemos também candidato que inicia sua trajetória política – um ciclo da política local acontecendo nesse período. Tudo isso somado a um momento em que o candidato com muitos votos, Domingos Sávio (PSDB) saiu da esfera estadual e concorreu na esfera federal. Todos vislumbraram aquele momento; de entrar e tentar angariar os votos que foram deixados pelo deputado Domingos Sávio. (Fabiano Tolentino)
Considerações finais
[...] Acredito que nas próximas eleições será diferente – deveremos ter de cinco a seis candidatos, uma média boa, pois Divinópolis poderá vir a ter três representantes na Assembléia Legislativa de Minas Gerais”, ressalta o edil e agora deputado estadual. (Fabiano Tolentino)
![]() |
Programa Campo & Negócio visibilidade - Tv Candidés |
[...] Agradeço a Deus, a toda imprensa, a minha família, a Sarah, aos meus eleitores. A todas 31182 pessoas que com o seu voto, acreditou no nosso trabalho. Acreditaram na nossa forma de ser e agir. Quero aproveitar para agradecer também àqueles que torceram. Tem pessoas que por um motivo ou outro não puderam votar, mas torceram por nós - principalmente nessa reta final, onde ficaram na dúvida se Divinópolis teria ou não o seu representante. Quase toda Divinópolis torceu para que chegássemos até aqui. Foi muito gratificante. Gostaria de agradecer a todos que acreditaram nesse momento histórico e que torceram por nós. (Fabiano Tolentino)
0 comentários:
Postar um comentário